O autocarro dos olhares vazios

Recebi um mail com este texto que retrata o pais que muita gente nao conhece, e que alguns “iluminados” que as vezes debitam tantas parvoíces deveriam conhecer e viver.

Que 2016 traga algo a estes olhares!

O autocarro dos olhares vazios

Depois de mais de meia hora de espera lá chega o 717, liga duas zonas pobres da cidade de Lisboa. Liga as Galinheiros ao Bairro Padre Cruz, zonas carenciadas onde a população vive no limiar da pobreza.

O autocarro vai cheio de gente triste de olhar vazio, não há conversas em voz alta impera o silêncio. Apenas, o pequeno Simão se manifesta está farto de ir no autocarro tão cheio e depois de se descalçar já nada tem para fazer. A mãe tenta acalmá lo dizendo que a saída está para breve, mas isso não demove o protesto do Simão. Tem 3 anos apertado num autocarro sem vida.

Na Alta do Lumiar entra um idoso numa cadeira de rodas, tão velha que francamente não sei como funciona e as peças ainda estão seguras. Como em todos os lugares onde habita gente pobre há sempre voluntários para ajudar a trazer a cadeira de rodas para dentro do autocarro. Ninguém repara ou fingem não reparar que não viram que não passou o cartão viva. Mas tantos que entram pelo autocarro adentro sem pagar, sem passar o cartão o motorista nada diz. Tento perceber o porquê mas de repente ocorre me que 1 e tal de viagem é caro para muita gente e que um passe combinado metro carris custar 35 euros ,está fora de questão.

E depois penso que não posso fazer juízos de valor sobre esta gente de olhar vazio, pois não sei como vivem, o que comeram ontem. Gostaria de ler os seus pensamentos, de poder ajudar mas sozinha não consigo mudar este país. O ar de repente está pesado, sinto me angustiada mal chego ao Lumiar saio preciso de respirar. Preciso de desligar desta realidade que me agride todos os dias.

E o pensamento sobre o autocarro dos olhares vazios não mais me largou. Desejo um 2016 mais feliz e que a vivacidade no olhar retorne a toda aquela gente e ao pequeno Simão desejo lhe toda a felicidade do mundo e que cresça sem carências.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s