Três milhões veem telenovelas em português. A culpa é do Nico

Pai da ficção portuguesa, produtor, professor. Das telenovelas ao humor e à apresentação, o grande ator nada deixou por fazer. Morreu ontem aos 75 anos

Foto DN

Foto DN

Hoje à noite, quem ligar a televisão na SIC, na RTP1 ou na TVI, verá uma novela em cada um dos canais. Tramas faladas em português, que ocupam os lugares cimeiros das tabelas de audiências. Isso deve-se a Nicolau Breyner. Foi ele que, no início da década de 1980, ajudou a criar Vila Faia, a primeira novela made in Portugal. “Nós fomos os pioneiros do falar português, os heróis que pusemos um projeto nacional de telenovela a funcionar.” Estávamos em 1983. Eram as palavras de Nicolau ao Expresso.

Seriam precisos quase 20 anos para que as tramas nacionais destronassem a ficção da Globo mas a paternidade, essa, ninguém a tirará a Nicolau. “Fizemos muita coisa juntos, como a primeira novela portuguesa, a Vila Faia, na qual o Nico fez um trabalho notável. Foram momentos épicos, agora é mais fácil. Na altura não havia meios, tivemos de inventar tudo, lidando com muita desconfiança. Ninguém acreditava que se pudesse fazer uma novela em Portugal, mas a partir daí isto nunca mais acabou”, recorda Francisco Nicholson, guionista da trama onde Nico era João Godunha.

A influência de Nicolau Breyner na TV colocam-no na posição de pai fundador daquilo que é o entretenimento à portuguesa. “O Nico fez uma diferença enorme nos seus colegas e no meio, tanto na televisão como no cinema e no teatro, para pessoas de várias gerações”, recorda Teresa Guilherme. Primeiro na ACT – Escola de Atores, que ajudou a criar em 2001 e depois na NBA (Nicolau Breyner Academia), fundada em 2014, o ator fez questão de passar o seu conhecimento aos mais novos. Ensinar era-lhe natural. O legado está, assim, assegurado.

Que descanse em paz.

Fonte: DN

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s